Jogando com a mente brilhante

Todos se lembram do filme “Uma mente brilhante”, ganhador do Oscar, contando a história da vida do matemático John Nash, ganhador do prêmio Nobel de Economia de 1994 e vítima de esquizofrenia e que veio a falecer faz pouco tempo atrás. A história não é totalmente fiel à vida de Nash. Certos fatos embaraçosos da vida privada de Nash são omitidos no filme, mas não no livro de Sylvia Nasar, que deu origem ao roteiro. O trailer do filme está aí embaixo.

Talvez a cena mais conhecida do filme é sobre como Nash formulou um tipo de solução para uma situação estratégica ocorrida no bar quando quatro caras veem entrar cinco garotas, sendo que uma delas, a loira, é a mais gata delas. John Nash, neste momento, percebeu que se cada um buscasse só o seu auto-interesse, então, todos iriam na loira. E a loira rejeitaria todos os quatro.

Depois disso, os quatro guerreiros iriam nas quatro amigas da loira. Mas aí as amigas rejeitariam os quatro valentes, pois nenhuma mulher gosta de ser a segunda opção. Nash percebeu que o jeito deles pegarem mulher naquela situação era cada um deles cooperativamente irem numa amiga da loira, deixando esta sozinha.

Essa cena introduz bem o escopo da teoria dos jogos: campo da matemática que estuda as situações estratégicas em que o resultado obtido por cada jogador não depende apenas do que ele faz, mas também o que os outros estão fazendo.

Muitos podem pensar que foi “mente brilhante” que introduziu, pela primeira vez, um jogo no cinema. Mas existem muitos outros filmes que apresentam situações estratégicas e interdependentes formando um jogo. Tem um site que junta esses jogos que apareceram na telona. Na verdade, não apenas na telona, mas na telinha, na literatura, no teatro, enfim, no mundo do entretenimento e da cultura pop. O link é http://www.gametheory.net/popular/.

Há uma série de joguinhos estratégicos que você pode jogar também (http://www.gametheory.net/games/). Divirtam-se!

Trilha Sonora do Post

Chega de beautiful mind! Vamos agora de Simple Minds. Chutando tudo que vem pela frente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: