O Econometrista que Mudou o Jogo

O galã que levou todo o crédito da ideia e o econometrista que teve a ideia

Um filme legal sobre economia para assistir é “O homem que mudou o jogo” (Moneyball, em inglês). Trata da estória de Billy Beane, um general manager de um time de baseball, interpretado por Brad Pitt, que revoluciona o jogo.

Na verdade, quem revoluciona é um economista, um cara meio gordinho e sem graça, interpretado pelo ator Jonah Hill,  o braço direito do general manager. Mas o mérito todo foi para o galã Brad. Por que será?

O que o economista fez de extraordinário para mudar o jogo?

Ele simplesmente usou a econometria para mensurar o desempenho dos jogadores, fazendo com o time de baseball comprasse desempenho (número médio de rebatidas por jogo, número de home runs etc) e não jogadores em si.

Assim, ele podia contratar jogadores desvalorizados no mercado por algum motivo, mas que desempenhavam tão bem quanto jogadores valorizados e muito caros (os “medalhões”). Isso permitiu que um time de orçamento relativamente baixo, como o Oakland Athletics, pudesse competir em pé de igualdade com times que tinham muitas vezes mais dinheiro para gastar com jogadores.

Em tempo: alguém mais aí percebeu que o economista usava o Stata para fazer a análise econométrica?

Deem uma olhada no trailer abaixo. O filme está em cartaz na HBO Max.

Trilha Sonora do Post

“The Show”, cantada pela filha de Billy Beane no filme:

Deixe um comentário